No
Atendimento Educacional Especializado (AEE), é muito importante o registro, a
planificação dos atendimentos e o acompanhamento da pessoa com surdocegueira
e deficiência múltipla, para o seguimento das estratégias de ensino e
construção do portfólio individual dos alunos. Eles variam segundo a
criatividade do professor de AEE e os seus objetivos de trabalho.
üPlanificação
inicial de prioridades: trata-se de um mapa conceitual cujo objetivo é auxiliar
o professor a determinar as prioridades iniciais do aluno com deficiência
múltipla e ou com surdocegueira;
üFatores
a serem considerados na inclusão da pessoa com surdocegueira
e com deficiência múltipla: Este fluxograma tem como objetivo auxiliar o
professor da sala comum e o do AEE no levantamento dos fatores a serem
considerados no processo de inclusão do aluno com deficiência múltipla e ou com
surdocegueira;
ü Situações
de Aprendizagem: Ele visa a auxiliar o professor da sala comum e do AEE
refletirem sobre qual a abrangência dos conteúdos envolvidos na situação de
aprendizagem;
üMapa
Conceitual sobre as Competências esperadas do aluno na situação de aprendizagem;
üSacola
de ideias: é um mapa conceitual no modelo de uma sacola que tem bolsos os quais
trazem sugestões para que o professor da sala comum envolvido com a inclusão de
alunos com deficiência múltipla e ou com surdocegueira
na sua sala de aula possa analisar e levantar a proposta de situação de
aprendizagem oferecida a todos os alunos que estão frequentando a sala de aula
caso seja necessário, e as adequações que deverão ser realizadas para
garantirmos a participação de todos.
Referências
BOSCO,
Ismênia
Carolina Mota Gomes. A
Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar : surdocegueira e deficiência múltipla
/ Ismênia Carolina Mota Gomes Bosco, Sandra Regina Stanziani
Higino Mesquita, Shirley Rodrigues Maia. - Brasília : Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará,
2010. v. 5. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar).
MCINNES,
J. M. (Org.) A
guide to 145 Prática educacional com crianças surdocegas planning and support for individuals who
are deafblind. Canada: University of Toronto
Press Incorporated. 1999.
VIEIRA,
Ari. Sistemas
de Calendários. Disponível em: <http://arivieiracet.blogspot.com.br/2011/03/sistemas-de-calendarios.html>
Acesso em: 16/11/2017.
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