quinta-feira, 23 de novembro de 2017

INSTRUMENTOS DE REGISTRO E REFLEXÕES PARA OS PROFESSORES DE AEE E SALA COMUM 

No Atendimento Educacional Especializado (AEE), é muito importante o registro, a planificação dos atendimentos e o acompanhamento da pessoa com surdocegueira e deficiência múltipla, para o seguimento das estratégias de ensino e construção do portfólio individual dos alunos. Eles variam segundo a criatividade do professor de AEE e os seus objetivos de trabalho. 

üPlanificação inicial de prioridades: trata-se de um mapa conceitual cujo objetivo é auxiliar o professor a determinar as prioridades iniciais do aluno com deficiência múltipla e ou com surdocegueira;

üFatores a serem considerados na inclusão da pessoa com surdocegueira e com deficiência múltipla: Este fluxograma tem como objetivo auxiliar o professor da sala comum e o do AEE no levantamento dos fatores a serem considerados no processo de inclusão do aluno com deficiência múltipla e ou com surdocegueira;
ü Situações de Aprendizagem: Ele visa a auxiliar o professor da sala comum e do AEE refletirem sobre qual a abrangência dos conteúdos envolvidos na situação de aprendizagem;
üMapa Conceitual sobre as Competências esperadas do aluno na situação de aprendizagem;
üSacola de ideias: é um mapa conceitual no modelo de uma sacola que tem bolsos os quais trazem sugestões para que o professor da sala comum envolvido com a inclusão de alunos com deficiência múltipla e ou com surdocegueira na sua sala de aula possa analisar e levantar a proposta de situação de aprendizagem oferecida a todos os alunos que estão frequentando a sala de aula caso seja necessário, e as adequações que deverão ser realizadas para garantirmos a participação de todos. 


Referências

BOSCO, Ismênia Carolina Mota Gomes. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar : surdocegueira e deficiência múltipla / Ismênia Carolina Mota Gomes Bosco, Sandra Regina Stanziani Higino Mesquita, Shirley Rodrigues Maia. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 5. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar).
MCINNES, J. M. (Org.) A guide to 145 Prática educacional com crianças surdocegas planning and support for individuals who are deafblind. Canada: University of Toronto Press Incorporated. 1999.

VIEIRA, Ari. Sistemas de Calendários. Disponível em: <http://arivieiracet.blogspot.com.br/2011/03/sistemas-de-calendarios.html> Acesso em: 16/11/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário