quinta-feira, 23 de novembro de 2017

RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS

OBJETOS DE REFERÊNCIA


São objetos que têm significados especiais, os quais têm a função de substituir a palavra e, assim, podem representar pessoas, objetos, lugares, atividades ou conceitos associados a eles, conforme Maia et al (2008).

- Objetos de referência das atividades
São os objetos de referência que representam e antecipam as atividades do dia: xícara (hora do lanche) creme e escova para sensibilização (estimulação tátil) e escova e pasta de dente (hora da higiene bucal) e bola de plástico (hora da recreação).

              




- CAIXAS DE ANTECIPAÇÃO

As caixas de antecipação devem ser utilizadas com crianças que ainda não têm nenhum sistema formal de comunicação. Ela permite conhecer os primeiros objetos de referência que anteciparão as atividades e o conhecimento das primeiras palavras, com os objetos de referência do aluno e com os objetos de referência das atividades


- CALENDÁRIOS

Os calendários são instrumentos que favorecem o desenvolvimento da noção de tempo e que ajudam os alunos a estabelecer e compreender rotinas. Os calendários também são úteis no desenvolvimento da comunicação, no ensino de conceitos temporais abstratos e na ampliação do vocabulário (MAIA et al, 2008).

Os objetivos dos calendários foram definidos no acróstico baseado em Isabel et al (2004) que segue:

C - conversar comunicar, consistência (permite ao aluno a interação, comunicação, escolha de um sistema comunicação e domínio sobre ele).
A - antecipar (permite ao aluno ter conhecimento do que vai ocorrer no seu dia ou de algo que vai ocorrer em sequência).
L - ler (obter informações e: conversar, perguntar ou confirmar sobre elas).
E - experiência (permitir falar de fatos vivenciados e imprevistos do dia a dia).
N - novidades (permite falar de surpresas, situações inesperadas e introduzir novos temas).
D - dinâmico (favorece o uso de diferentes sistemas de comunicação e conversação).
Á - aprendizagem (formar conceitos sobre: pessoas,  lugares, objetos e experiência sem situações vivenciadas).
R - rotinas, repetição (favorece o conhecimento e aprendizagem, permitindo o tempo do aluno, criação de memória, organização do pensamento e reflexão).
I - interação (permite contato com as pessoas e com o meio, desenvolvimento de vínculo afetivo e segurança favorecendo o estabelecimento da comunicação e a construção da linguagem).
O - organizador (estrutura: tempo, espaço, ambientes, pessoas e pensamento).


- O PAPEL DO PROFESSOR ESPECIALIZADO E A INTERFACE DO AEE NA ESCOLA COMUM


A interface do professor do AEE com a escola comum visa a compartilhar informações, orientações e a realizar a avaliação conjunta das necessidades do aluno e das adequações específicas para os alunos com surdocegueira e com deficiência múltipla.
As salas de aula e o ensino comum em si mesmos apresentam diversos desafios para os alunos com surdocegueira e com deficiência múltipla. Os professores que conhecem as características do ambiente educacional podem identificá-las, promovendo as adequações que ajudarão a participação desses alunos na turma.


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