OBJETOS DE REFERÊNCIA
São
objetos que têm significados especiais, os quais têm a função de substituir a
palavra e, assim, podem representar pessoas, objetos, lugares, atividades ou
conceitos associados a eles, conforme Maia et al (2008).
- Objetos
de referência das atividades
São
os objetos de referência que representam e antecipam as atividades do dia:
xícara (hora do lanche)
creme e escova para sensibilização (estimulação tátil) e escova e pasta de
dente (hora da higiene bucal) e bola de plástico (hora da recreação).
- CAIXAS DE ANTECIPAÇÃO
As
caixas de antecipação devem ser utilizadas com crianças que ainda não têm
nenhum sistema formal de comunicação. Ela permite conhecer os primeiros objetos
de referência que anteciparão as atividades e o conhecimento das primeiras
palavras, com os objetos de referência do aluno e com os objetos de referência
das atividades
- CALENDÁRIOS
Os
calendários são instrumentos que favorecem o desenvolvimento da noção de tempo
e que ajudam os alunos a estabelecer e compreender rotinas. Os calendários
também são úteis no desenvolvimento da comunicação, no ensino de conceitos
temporais abstratos e na ampliação do vocabulário (MAIA et al,
2008).
Os
objetivos dos calendários foram definidos no acróstico baseado em Isabel et al (2004)
que segue:
C -
conversar comunicar, consistência (permite ao aluno a interação, comunicação,
escolha de um sistema comunicação e domínio sobre ele).
A -
antecipar (permite ao aluno ter conhecimento do que vai ocorrer no seu dia ou
de algo que vai ocorrer em sequência).
L - ler
(obter informações e: conversar, perguntar ou confirmar sobre elas).
E -
experiência (permitir falar de fatos vivenciados e imprevistos do dia a dia).
N -
novidades (permite falar de surpresas, situações inesperadas e introduzir novos
temas).
D -
dinâmico (favorece o uso de diferentes sistemas de comunicação e conversação).
Á -
aprendizagem (formar conceitos sobre: pessoas,
lugares, objetos e experiência sem situações vivenciadas).
R -
rotinas, repetição (favorece o conhecimento e aprendizagem, permitindo o tempo
do aluno, criação de memória, organização do pensamento e reflexão).
I -
interação (permite contato com as pessoas e com o meio, desenvolvimento
de vínculo
afetivo e segurança favorecendo o estabelecimento da comunicação e a construção
da linguagem).
O -
organizador (estrutura: tempo, espaço, ambientes, pessoas e pensamento).
- O PAPEL DO PROFESSOR ESPECIALIZADO E A
INTERFACE DO AEE NA ESCOLA COMUM
A
interface do professor do AEE com a escola comum visa a compartilhar
informações, orientações e a realizar a avaliação conjunta das necessidades do
aluno e das adequações específicas para os alunos com surdocegueira
e com deficiência múltipla.
As
salas de aula e o ensino comum em si mesmos apresentam diversos desafios para
os alunos com surdocegueira
e com deficiência múltipla. Os professores que conhecem as características do
ambiente educacional podem identificá-las, promovendo as adequações que
ajudarão a participação desses alunos na turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário