quinta-feira, 23 de novembro de 2017

SURDOCEGUEIRA




Conceito de Surdocegueira

Refere-se à condição do déficit simultâneo da audição e da visão e a combinação desses leva a uma privação dos dois sentidos responsáveis pela recepção de informações à distância de modo temporal, direcional e simbólica (CORMEDI, 2011).

Subdivisão da Surdocegueira

Em quatro categorias (MCINNES,1999):

- Indivíduos que eram cegos e se tornaram surdos;
- Indivíduos que eram surdos e se tornaram cegos;
- Indivíduos que se tornaram surdocegos;
- Indivíduos que nasceram ou adquiriram surdocegueira precocemente, ou seja, não tiveram a oportunidade de desenvolver linguagem, habilidades comunicativas ou cognitivas nem base conceitual sobre a qual possam construir uma compreensão de mundo.

Tipos

- CONGÊNITA: Denomina-se surdocego congênito quem nasce com esta única deficiência, como por exemplo pela rubéola adquirida no ventre da mãe.
- ADQUIRIDA: A surdocegueira adquirida é quando a pessoa nasce ouvinte, vidente, surda ou cega e adquire, por diferentes fatores, a surdocegueira.

Dependendo da idade em que a surdocegueira se estabeleceu pode-se classificá-la em: surdocegos pré-linguísticos ou surdocegos pós-linguísticos.

Impactos da Surdocegueira no desenvolvimento e aprendizagem





O professor na prática pedagógica inclusiva

- O professor interessado em incluir, acolhe o aluno que lhe chega como pessoa real e única, tenha ele ou não deficiências. Essa atitude se manifesta em escuta e olhar atentos, sem pré-julgamentos ou prognósticos de desempenho, baseados em preconceitos e/ ou procedimentos escolares excludentes (BOSCO, 2010).
- Na sala de aula o respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem;
- Foco nas competências dos alunos, e não só em suas limitações;
- Instrumentos para identificar a potencialidade e os saberes de seus alunos;

Organização espacial e estrutural da escola inclusiva

- Repensar a organização espacial da escola e da sala de aula;
- Mobilidade dos alunos com surdocegueira;
- Sinalização em diferentes linguagens, estimulando a locomoção.
- Espaços escolares e sua organização precisam refletir a vontade de incluir, não só com construção de rampas, banheiros acessíveis, sinalização e alargamento de corredores, mas com posturas pedagógicas que incentivem a livre circulação de todos os alunos e, especialmente, das pessoas com deficiência. 



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