Conceito de Surdocegueira
Refere-se
à condição do déficit simultâneo da audição e da visão e a combinação desses
leva a uma privação dos dois sentidos responsáveis pela recepção de informações
à distância de modo temporal, direcional e simbólica (CORMEDI, 2011).
Subdivisão da Surdocegueira
Em
quatro categorias (MCINNES,1999):
- Indivíduos
que eram cegos e se tornaram surdos;
- Indivíduos
que eram surdos e se tornaram cegos;
- Indivíduos
que se tornaram surdocegos;
- Indivíduos
que nasceram ou adquiriram surdocegueira
precocemente, ou seja, não tiveram a oportunidade de desenvolver linguagem,
habilidades comunicativas ou cognitivas nem base conceitual sobre a qual possam
construir uma compreensão de mundo.
Tipos
- CONGÊNITA:
Denomina-se surdocego
congênito quem nasce com esta única deficiência, como por exemplo pela rubéola
adquirida no ventre da mãe.
- ADQUIRIDA:
A surdocegueira
adquirida é quando a pessoa nasce ouvinte, vidente, surda ou cega e adquire,
por diferentes fatores, a surdocegueira.
Dependendo
da idade em que a surdocegueira
se estabeleceu pode-se classificá-la em: surdocegos
pré-linguísticos ou surdocegos
pós-linguísticos.
Impactos da Surdocegueira no desenvolvimento e aprendizagem
O professor na prática pedagógica inclusiva
- O
professor interessado em incluir, acolhe o aluno que lhe chega como pessoa real
e única, tenha ele ou não deficiências. Essa atitude se manifesta em escuta e
olhar atentos, sem pré-julgamentos ou prognósticos de desempenho, baseados em
preconceitos e/ ou procedimentos escolares excludentes (BOSCO, 2010).
- Na
sala de aula o respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem;
- Foco
nas competências dos alunos, e não só em suas limitações;
- Instrumentos
para identificar a potencialidade e os saberes de seus alunos;
Organização espacial e estrutural da escola inclusiva
- Repensar
a organização espacial da escola e da sala de aula;
- Mobilidade
dos alunos com surdocegueira;
- Sinalização
em diferentes linguagens, estimulando a locomoção.
- Espaços
escolares e sua organização precisam refletir a vontade de incluir, não só com
construção de rampas, banheiros acessíveis, sinalização e alargamento de
corredores, mas com posturas pedagógicas que incentivem a livre circulação de
todos os alunos e, especialmente, das pessoas com deficiência.
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